04 fevereiro 2007

21 de Março, Dia Internacional da Floresta: programa-se marcha em Maputo


Por ocasião do Dia Internacional da Floresta, a 21 de Março, programa-se uma marcha na cidade de Maputo destinada a mostrar preocupação com o desflorestamento de Moçambique, a cargo de várias organizações e personalidades.

13 comentários:

Anónimo disse...

Que coisa Maravilhosa!!!
Fico a imaginar esta marcha:
1)TODOS em carreirinhas
2)Todos trajando o mesmo uniforme
3)Todas mulheres usando burca
4)Todos com galhinhos nas mãos
5)Todos galhos do mesmo tamanho
6)TIVANE na frente-gritando AMÉM
7)Todos entoando cânticos florestais
8)Os governantes nos palanques
9)Todos gritando salve, salve
10)Os GOVERNANTES (pensam)...idiotas...idiotas!!!

...enquanto isso..., bem longe dalí...um homem, uma motoserra...um grito...MADEIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!
Outro tronco tombado.

Anónimo disse...

Gabi. Você é mesmo caustica! Infelizmente sou obrigado a aceitar essa caricatura da realidade daqui. Os costumes estao a mudar por aqui (so conhecemos um sistema democratico e liberal ha pouco mais de uma década) e quando mudam os costumes ha conflitos. No Brazil mudaram a mais tempo. Eu gramo a cultura brasileira. Mas convido você a visitar este pais. Ha de tudo. Infelizmente ha tanto problema neste pais que moçambicano so olha coisas mas.

Anónimo disse...

Sr.Nzuze,não, o senhor não entendeu o que eu quis dizer.Não me referi ao teu PAÍS de forma irônica ou mesmo desconhecendo os problemas nele existente (embora não osvonheça todos, ou quase memhum), o que eu quis passar foi uma crítica ao professor Carlos, porque numa matéria abaixo ele (o professor) me parece ter instigado um indivíduo contra o meu País-Brasil.Desculpa senhor Nsuse, tambem amo teu país por tudo que ele representa.Pode ter certeza em 2009 estarei aí, e quem sabe não possa pedir desculpas pessoalmente a sua pessos? Mais uma vez desculpa, não foi esta minha intenção tá?

Anónimo disse...

Gabi, por tudo o que eu disse neste espaço sobre esta questão do desflorestamento, um problema grave que afecta todos os países que ainda possuem reservas florestais (que o diga o teu maravilhoso país, com o tom intervencionista que às vezes transparece nos discursos dos "defensores” do Amazónia) sou forçado a concordar com a caricatura que fazes da marcha anunciada pelo Professor Serra.

Há contudo aqui outro grande problema. Poderosos interesses estão a ficar ameaçados com a emergência de novas potências e a sua agressiva actuação no mercado internacional. Muitas vezes, a ridicularização das tchuna baby's pode resultar de um lobying dos grandes monopólios da moda que se sentem afectados pelo modo como este produto brasileiro vem conquistando o mercado. Uma forma de combater este produto é fazendo torpes apelos moralistas. Veja-se ainda as grandes mobilizações que se encetam à volta da visita do Presidente da China à África. Esta visita está sendo precedida por verdadeiras campanhas de xenofobismo contra a China. Aspectos específicos da cooperação China/África são chamados à colação, com o intuito de apresentar este gigante da Ásia como inimiga dos africanos.

Muita da nossa boa intenção pode ser mobilizada para nos posicionarmos contra interesses que, talvez a longo prazo, não são contrários aos nossos. Apelos ao moralismo, a alguma xenofobia, ou mesmo a causas nobres (como o meio ambiente) serão agitados para atrair a nossa atenção.

Abraço a todos. Gabriel Muthisse

Avid disse...

" marcha em Maputo" rs...desculpem-me mas nao consigo deixar de rir, meu humor hoje esta que esta... E o resto do pais que faz? Assiste pela Tv? ou faz pensamento positivo? Rs... Comico ou tragico?
Bjs meus

JCTivane disse...

Já sabem, quando a senhora Esfinge entra eu apanho logo boleia...MAs a história é outra. Vejo que uma marcha para defender uma coisa tão importante como as nossas florestas permite a uns fazer galhofa e a outros desculpar chineses. Vocês podem atacar-me como faz essa nervosa senhora Gabi, mas eu estarei na marcha por nós e pela Amazóia dela. Tenho dito.

Anónimo disse...

Muitas vezes é a nossa sorna que faz os problemas fermentarem. Enterramos então a cabeça na areia como as avestruzes. Ou fazemos chites. Ou visitamos o Alasca para fazer festas às baleias. Ou começemos rebuçados à janela da confusão. Tudo numa boa.

Anónimo disse...

Senhor Gabriel...segue todo o meu pedido de desculpas.Obrigada por me passar conhecimentos.Creia-me,não foi minha intenção fazer xacotas com um assunto tão sério.

Diva: Sorrio contigo..rss...digamos que é tragicômico.

Esfinge querida: Não entendeu? Apenas fiz uma crítica aos governantes; por tudo que lemos em matérias anteriores, quando tentam impor padrões de comportamento ao povo, sem preocupar-se com estes, só visando seus próprios interesses.Se esta marcha fosse aqui em Brasil, seria a mesma coisa,com o diferencial das NORMAS IMPOSTAS.(normas de comportamento.)

TIVANE: Quem disse que sou uma senhora? ou mesmo que sou nervosa?
Sou bastante jovem, voce tem idade para ser meu bisavô.Voce nada entendeu em meu comentário.Quanto fazer marcha, marchinha em favor da "minha" Amazônia, desde já dispenso tua carreirinha certo?
Sou bastante tranquila, e bem humorada; enquanto voce...bem, é melhor nada dizer....(rss)

Anónimo disse...

Gabi, fico a aguardar pela visita. Prepararemos umas matapas daqui, colocaremos umas 2M (cerveja) na geladeira para beber bem gelada e receberemos voce e sua turma lá do morro com a alegria e docura deste povo do indico que é unica no Mundo. Unga kuati (nao zanga). E traga seus jeans bem curtinhos que todo o mocambicano ficará muito contente de ver teu umbigo. Mesmo Sr. Tivane.

Anónimo disse...

Senhor Nzuze, obrigada pela bela recepção, mas adianto-lhe que detesto bebidas alcoolicas, e que não tenho amigos no morro.Quanto aos meus jeans, pode estar certo que os levarei sim, com umbigo de fora, calças bem justinhas, e vestidos que minha idade permite usa-los.Posso afirmar, garantir para o senhor, que onde quer que eu me apresente aí em tua cidade, terei o respeito e admiração de todos, pois sou possuidora de educação,elegância, nobreza de expressão e um sorriso que vem do coração.Sabe que tambem penso feito o senhor? Se o TIVANE me encontrasse, ele iria gostar muito de mim, pois lhe mostraria através de atitudes minhas que nada tem haver vestidos curtos, ou jeans de cintura baixa, com respeito e boa conduta.Pelo visto senhor Nzuze, és pior que o TIVANE, pois no comentário anterior que a mim dirigiu,mostrou-se uma pessoa bem diferente deste que agora mostra-se. Só resta-me dizer: "pobres mulheres deste índico", cercada de homens de mente tão curta como o senhor.Não estou zangada, só um tanto decepcionada, mas...normal, normal...um dia o senhor aprende com nós brasileiros que umbigo é só uma parte do corpo, nada mais que isto...(risos.)Ai meu deus!!! UMBIGO....kkkkkkkkk, UMBIGOOOOOOO....kkkkkkkkkk!!!!!!!

Anónimo disse...

Gabi, por favor! Está a ver maldade onde não existe. Quis dizer que as pessoas podem estar à vontade por aqui e que pode se vestir aqui como se veste no Brazil. Não tem problema. Ninguém vai incumodar Quis dizer que apesar do que lê por aqui toda a gente sabe receber bem. Não intenda como comentário sexista.
Em moçambique temos os 3 S do turismo e mais um quarto: sun, sea sand and... SMILE!
É entre as pessoas mais simples que aprendemos as maiores lições de vida. Não tinha mal nenhum se tivesse amigos no morro.
Gabi vê guerra onde não existe guerra.

Anónimo disse...

Senhor Nzuze, se o sr.prestou bastante atenção em meus comentários anteriores que envolveu as pessoas do morro, eu só, e tão somente me referi às pessoas ,(Traficantes, assasinos, ladrões, etc...),por este motivo disse não possuir amigos no morro,(amigos desta espécie),logo, como pode ver, eu não tenho nenhum preconceito de estar entre pessoas simples e humildes, muito contrário, em meu curso (que adoro), faço sempre abordagens exaltando o belo que existe na simplicidade daqueles menos favorecidos. Faço parte do grupo ligado a pastoral da infância e adolescência, e todo o nosso trabalho voluntário está voltado para estas pessoas, não imagina o quanto amigos possuo nestes "morros", e o quanto os amo de verdade.Portanto não precisa dizer-me o que é certo ou errado tá?
Quanto a recepção que me prepara:Não foi nada demais dizer que me espera com duas mil garrafas de cervejas? Em total tom de deboche disse para eu levar meus jeans bem curtinhos?
Sei bastante distinguir as coisas:
Não sr.Nzuze, "VEJO AMOR ONDE EXISTE AMOR", e tento transformar em HUMOR as "guerras" que nos chegam de maneira involuntária.PAZ!

Anónimo disse...

A lingua portuguesa é muito traicoeira. 2M é uma marca de cerveja. Significa Mac Mahon. Também tem outras como Laurentina e Manica.