09 outubro 2006

Linchamentos: tema em debate na RM amanhã às 07.30


Amanhã, no programa "café da manhã", Rádio Moçambique, 07.30, estarei com o jornalista Emílio Manhique para falarmos dos linchamentos que têm ocorrido na periferia da cidade de Maputo.
Recomendo, entretanto, a breve análise que esbocei sobre linchamentos no livro cuja capa aqui apresento, 2ª ed., Imprensa Universitária, 2003, pp. 48-51.

2 comentários:

Anónimo disse...

Professor,ouvi com interesse o programa desta manha. Confesso que nao me foi muito ilucidativo pois esperava encontrar causas mais concretas para os fenomenos de linchamento. Gostaria de saber em primeiro lugar se as pesquisas sobre o assunto abrangem todo o pais ou se o fenomeno tera apenas como amostragem as zonas perifeircas de Maputo e se isso for se os resultados serao suficientes para usa-los pelo resto do pais. Outra pergunta e sobre "purificacao social", como se manifesta normalmente este fenomeno? Acontece sempre de forma violenta como a que temos estado a observar ou ocorrem de outras maneiras aqui mesmo em Mocambique? Pode-me citar algumas obras onde posso ler sobre o assunto?

Carlos Serra disse...

1)Não sei as causas “concretas” dos linchamentos pois ainda não as investiguei; 2) Leia René Girard.