20 agosto 2006

Blogs e mundo corporativo

"BLOGS INVADEM O MUNDO CORPORATIVO
* Thalula Begara

Blogs são descritos como diários virtuais editados, em sua maioria, por adolescentes. No entanto, nos últimos anos os blogs têm ampliado suas possibilidades, se tornando ferramentas muito mais completas de comunicação e interação.
Formadores de opinião, especialistas em diversas áreas, jornalistas e educadores têm aderido cada vez mais a este veículo, que possibilita o diálogo direto e rápido com os leitores. Um exemplo disso é o blog do jornalista Ricardo Noblat, que de tão popular deixou de ser apenas um meio de interação com leitores e se transformou numa importante fonte para toda a imprensa nacional.
O principal motivo pelo qual o blog tem se tornado uma ferramenta cada dia mais popular em todo o mundo é a sua facilidade de publicação e atualização. Qualquer pessoa, sem conhecimento técnico nenhum pode publicar rapidamente seus textos, fotos e áudios, entre outros materiais, e disponibilizá-los para que milhares de outras pessoas comentem.
O termo weblog foi inventado em 1997, e logo em seguida, em 1999, ele foi resumido simplesmente para blog, quando começou a ser usado como substantivo e verbo. Depois de um lento início, os blogs ganharam popularidade rapidamente. Em março de 2003 o conceituado dicionário de Oxford incluiu os termos weblog, webloggin e weblogger em suas páginas.
O crescente número de blogs provocou uma revolução na Internet. Anteriormente a ele a rede mundial era vista apenas como uma biblioteca, onde eram publicadas as informações que podiam ser consultadas por qualquer pessoa conectada. Com a explosão dos blogs, essa realidade mudou bastante, fazendo com que a Internet se tornasse um veículo interativo e dinâmico, onde as pessoas não apenas absorvem, mas trocam informação. É como se o espaço virtual tivesse chegado à era da democracia, quando todos têm voz.
E a explosão do fenômeno que se deu no início do milênio continua até hoje. De acordo com o site Technorati, que rastreia o que está sendo publicado na blogosfera - o mundo dos blogs - existem atualmente 35,3 milhões de blogs no mundo. Este mundo dobra de tamanho a cada seis meses e está 60 vezes maior do que era há três anos. Ainda segundo o site, um blog é criado a cada minuto e mais de 1,2 milhão de posts são publicados por dia.

CONVERSANDO INFORMALMENTE
A simplicidade dos blogs está sendo descoberta agora pelas empresas, que podem utilizar esta ferramenta a serviço da produção, captura, organização e disseminação de informações e conhecimentos. Por ser um veículo mais informal do que os tradicionais sites corporativos, os blogs têm o importante papel de alavancar uma comunicação eficiente entre a empresa e seus colaboradores, clientes e fornecedores - é um meio natural de influenciar clientes, mas também ouví-los.
A linguagem menos sisuda que pode ser explorada nos blogs é uma maneira eficaz de atingir o mercado. O conteúdo e a forma menos tradicionais permitem uma interação melhor com o público e um melhor entendimento daquilo que a empresa deseja comunicar. O blog personaliza a comunicação e, por conseqüência, diminui o abismo entre a empresa e o cliente; ambos passam a falar a mesma língua.
A comunicação bilateral por meio de posts de clientes aproxima os dois e torna a organização mais transparente. As idéias e as informações trocadas num blog podem facilmente se tornar virais, atingindo um grande número de pessoas num curto espaço de tempo. Assim, a blogosfera se mostra útil no que diz respeito à propaganda boca-a-boca, só que no espaço virtual.
O impacto dessa rápida disseminação de idéias e opiniões pode ser encarado como um problema ou uma grande oportunidade para as organizações - basta apenas que a empresa esteja atenta ao que acontece na Internet, sem jamais ignorar seus eventuais pontos negativos. Os blogs corporativos são mais do que uma tendência; são uma realidade que chegou para ficar, assim como a necessidade das empresas se adaptarem à ela.

INTERAGINDO INTERNA E EXTERNAMENTE
Os blogs corporativos não se restringem apenas a um canal que a empresa abre aos seus clientes para ter uma comunicação mais informal e bilateral. Esta ferramenta pode ser explorada de diversas formas no mundo empresarial.
Potencialmente, existem dois tipos de blogs empresariais: os internos e os externos.
Os internos são geralmente utilizados pela empresa como uma ferramenta de interação entre os funcionários. É um meio muito eficiente de conduzir as bases de uma comunicação interna, gerenciando conhecimento e projetos e reforçando as iniciativas de recursos humanos.
Foi buscando essa comunicação direta com seus colaboradores que Emilson Alonso, presidente-executivo do HSBC, criou neste ano o "Blog do CEO", disponível na intranet da empresa e nas agências do banco. Em todas as terças-feiras, Alonso publica um artigo de sua autoria sobre o mundo corporativo para que seus mais de 28 mil funcionários deixem comentários, sugestões, reflexões e até mesmo reclamações sobre o assunto em pauta.
A iniciativa tem dado certo. O primeiro post recebeu um comentário por minuto e cerca de 14.800 acessos em apenas dez horas, o que representa um impacto de mais de 50% dos colaboradores do banco no Brasil.
Já no caso dos chamados blogs externos, o conteúdo fica disponível na Internet como um canal aberto de comunicação com qualquer pessoa. Esta interação externa tem muitos objetivos, dentre eles o reforço da marca, feedback para desenvolvimento de produtos, gerenciamento de crises, relações públicas e relacionamento com a mídia, posicionamento estratégico e, principalmente, um meio de ouvidoria da opinião dos clientes.
Também buscando esse diálogo direto com seus clientes, a Catho Online lançou recentemente o seu blog corporativo - o Catho Blog. Nele, usuários da Catho Online (assinantes ou não) podem ler artigos sobre mercado de trabalho, carreira profissional, tendências empresariais, atualidades e acontecimentos do dia-a-dia corporativo. E como em qualquer outro blog, o leitor pode deixar comentários, opiniões, sugestões e críticas.
Além de aproveitar uma tendência mundial cada vez mais presente no Brasil, a Catho pretende, por meio desta iniciativa, estreitar os laços com seus clientes, interagindo de forma rápida e transparente. A empresa não deseja apenas um canal de divulgação da marca, mas principalmente um meio de dialogar com seu público, falando sua língua e permitindo que todos se expressem.
* Thalula Begara é jornalista do Grupo Catho e coordenadora do Catho Blog. Tel.: (11) 3177-0700 ramal 474."
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In http://www.catho.com.br/estilorh/index.phtml?combo_ed=119&secao=181

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